terça-feira, 27 de março de 2012

CORTINA: O TAMANHO CERTO

Cortina: como saber o tamanho certo para minha janela?

Assim que você já tiver escolhido o estilo dos tecidos e ferragens que pretende usar, você está pronta para começar a medir a sua janela!!! Anotem essas dicas =)

§  VARA

- Meça a largura da sua janela, levando em conta se você gostaria de um suporte de parede (A) ou montar um trilho (B).
- Deixar uma folga de 2.5 a 7.5cm de cada lado da janela para quando as cortinas estiverem totalmente abertas.
- Certifique-se de ter considerado o espaço necessário de parede extra para detalhes decorativos (como as dimensões da vara).
- Se você quer pouca luz entrando, monte a vara da cortina 15cm acima da área do trilho e opte por uma vara mais larga, que ultrapasse 7.5cm da largura real da janela.
§  CORTINAS

- Meça o comprimento da sua janela, decida se você quer a cortina caindo acima do parapeito (medida de A ou de B para C), abaixo do parapeito (de A ou de B para D) ou para o chão (de A ou B para E). Se você gosta de cortinas mais longas, encostando no chão, adicione de 15 a 20cm na medida da altura.
- Para determinar quantas “dobras” você precisa para alcançar o volume desejado, ou seja, quão esticada sua cortina vai ficar, você precisa saber qual a largura da sua janela. Com a largura da janela em mãos: multiplique por 1 para um efeito leve, esticado; 1.5 para manter o padrão; ou 3 para um efeito cheio. Por exemplo, se você gosta de cortinas volumosas, e sua janela tem 170cm de largura, você vai precisar de 533cm de largura do tecido (177 x 3).
Planilha: Anote as medidas e na sua planilha!!!


segunda-feira, 12 de março de 2012

Área de Serviço!!!

É difícil encontrar informações para organização e decoração de áreas de serviço.
Abaixo desenhos que encontrei, publicados pela arquiteta Ana Afonso em Janeiro de 2009, que mostram boas disposições para os itens da área de serviço (veja os números no texto):

Vamos começar pelo chão: O piso da área de serviço deve ser resistente à água. O ideal é que ou os armários estejam uns 20cm elevados acima do piso ou que haja uma base de alvenaria de uns 10cm para que os armários fiquem sobre ela (5). Assim eles não são estragados pela umidade. Atenção para o nivelamento do piso: ele deve ter caimento para o ralo para evitar empoçar. O Piso tem que ter coeficiente de atrito alto, evitando acidentes quando ficar molhado.

Revestimento de pisos e paredes: Você pode usar cerâmicas, porcelanato ou pastinhas para o revestimento que pode ser usado somente na área dos tanques ou em meia parede e pintar com tinta acrílica de uma cor clara e refrescante.

Isolamento: Sei que esta é difícil, mas ter uma área de serviço um pouco mais isolada da cozinha evita que sua roupinha limpinha fique com cheiro de comida. Mais difícil ainda é fazer isso e manter a luminosidade e ventilação na cozinha, pois, muitas vezes é na área que está a janela. Como resolver?? Dividindo com materiais translúcidos e mantendo algum espaço desta divisória aberto ou com venezianas.

Ventilação: A área tem que ser bem ventilada, para permitr a boa secagem das roupas. O varal deve ficar perto da janela e esta deve ser compatível com a área , espaço maior, janela maior. Se puder, faça esquadria vazada.

Iluminação: Preferencialmente lâmpadas fluorescentes, que gastam menos e não esquentam. As máquinas de lavar e secar e a tábua de passar devem ser bem iluminadas.

Elétrica: Não se esqueça de ter uma tomada para cada eletrodoméstico. E a posição delas deve ser pensada antes de iniciar a reforma ou construção.

Organização: Como a área de serviço é cada vez mais mínima, use as paredes!! Coloque prateleiras, ganchos, armários altos. A tábua de passar (2) deve ser do tipo que é recolhida quando não usada. Os varais suspensos (3) também economizam espaço. Tenha um recipiente ou espaço ou cesto para roupa suja, outro para roupa limpa. Coloque cabideiro (1) e um lugar para deixar demais roupas passadas perto da tábua de passar. Nos armários, separe lugar para os materias de limpeza. Não se esqueça de separar um espaço também para o aspirador de pó e outro para os baldes. As vassouras podem ser colocadas em ganchos na parede ou em armários que existem para este fim (6).  O ferro de passar deve ser guardado perto da tábua.

Uma boa idéia é colocar o tanque e lavadora (e secadora, se tiver) encaixados em um módulo de parede ou gabinete (4). Lavadoras com abertura na frente permitem que você use o espaço sobre elas melhor, inclusive colocando um tampo de pedra logo acima, para apoiar as roupas e produtos.  Coloque as máquinas de lavar e secar ao lado do tanque e aproveite a mesma tubulação de água (8).

Hidráulica: As torneiras devem ter arejador com bico direcionado e pescoço comprido e ser específicas para área de serviço. Não se esqueça da entrada e saída de água para a máquina de lavar (9).

Vejam a seleção abaixo com idéias e dicas muito legais!!! Sei que às vezes não temos tanto espaço, mas observem os detalhes e quem sabe, você pode usar algum deles no seu espaço...



































sexta-feira, 9 de março de 2012

Cozinhas Integradas


As cozinhas abertas para a sala, inteiramente ou não, são uma forte tendência da decoração. E isso acontece por duas razões principais: os apartamentos estão cada vez menores, portanto, quanto menos divisões/paredes, mais espaço sobra e a vida está cada vez mais corrida, cada um almoçando/jantando em um horário diferente, e muitas vezes fora de casa.

Hoje separei algumas idéias interessantes de cozinha integradas com a sala. 


Mesmo que seja um apartamento PP, ela se encaixa super bem, atendendo bem a sua função. Um detalhe importante ao integrar a cozinha à sala é caprichar nos acabamentos da cozinha. A bancada e os armários devem ser bonitos e em harmonia com os materiais escolhidos para a sala. Afinal, agora a cozinha faz parte da área social.

Bjinhusss