quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Casa de praia Bernardes + Jacobsen




Casa de praia em Paraty


A arquitetura marcante de  Bernardes + Jacobsen somada ao sofisticado projeto de interiores de Fernanda Marques resultaram nessa casa deslumbrante – por dentro e por fora – em Paraty, no estado do Rio de Janeiro. O pedido dos proprietários foi uma casa transparente e totalmente integrada com a paisagem, o que foi obtido a partir das enormes esquadrias de aço e vidro. São 950m²construídos em estrutura metálica que, no  projeto de interiores foi revestida de madeira com o intuito de proteger o aço dos efeitos da maresia.
A fachada evidencia a estrutura metálica revestida em madeira, uma perfeita combinação com os grandes painéis de vidro. A piscina tem em sua volta um banco, uma ideia ótima para tomar sol e conversar dentro d’água.
As fachadas com maior insolação foram protegidas com painéis de madeira ripada, que deixam passar a ventilação e não vedam totalmente a vista.
O mármore travertino bruto, um material que eu adoro por ser sofisticado e rústico ao mesmo tempo, foi escolhido para o piso de toda a área social, além dos quartos e banheiros. A decoração da sala é maravilhosa, segui o mesmo princípio da arquitetura: móveis com desenho moderno se misturam a materiais e acabamentos rústicos. 
Na sala é possível notar toda a integração obtida pelo projeto, tanto entre os ambiente como com a paisagem. São enormes esquadrias de vidro e pouquíssimas divisões internas. Assim, a luminosidade natural invade os ambientes tornando-os ainda mais agradáveis.

O forro de madeira dá continuidade ao revestimento da estrutura. Os poucos móveis são predominantemente baixos para não atrapalhar a integração.
A decoração do home theater dá continuidade à do restante da casa, com painéis em madeira e móveis baixos em laca branca. Aqui, ao invés do tradicional sofá, duas chaises, com dimensões de cama, oferecem conforto e aconchego. 
Os quartos possuem uma vista maravilhosa para o mar e são totalmente integráveis ao terraço do segundo pavimento atráves de portas de madeira tipo camarão.
O travertino do piso se repete nas paredes e bancadas dos banheiros, que também se abrem para a deliciosa vista do terraço.
O paisagismo reforça a integração da casa com a natureza. 
O mármore travertino bruto também reveste as calçadas de acesso à residência.


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Como arrumar e compor quadros!!!!



Os quadros são ferramentas ideais, que dão toque final ou mais vida na decoração de um ambiente. Mas como organizá-los? Seguir uma lista de considerações pode auxiliar e muito na hora de escolher o quadro certo para cada lugar. Dispostos em ambientes variados, a proporção ideal deve  relacionar o tamanho do quadro com as dimensões do espaço. Além disso, compõem a parede em conjunto ou unicamente, dependendo do seu tamanho ou forma. As molduras devem ser escolhidas com atenção para não comprometer  a linguagem da obra, podendo ser coloridas, simples ou rebuscadas.


Sozinhos

A regra básica ao pendurar os quadros é deixá-los mais ou menos na altura do olhar, ou seja, levando-se em conta a altura média dos observadores de 1,70 m de altura, o centro do quadro deve ficar a mais ou menos 1,60 m do chão. Mas alguns elementos nos ambientes podem variar essa altura. Se o quadro vai ficar em cima de um sofá, ele deve ficar entre 30 e 40cm acima da altura do encosto do sofá. Se o quadro for para cima de uma cama, caso a cama não tenha cabeceira, o quadro deve estar a no mínimo 60 cm do colchão, e caso tenha, a 20 cm da mesma. No caso de um ambiente que tenha um elemento marcante, como por exemplo uma mesa de jantar, o quadro deve ser centralizado pelo elemento e não pela parede.

Em conjunto

Planejar a uma composição de quadros é muito importante, antes de sair pendurando de qualquer jeito. O ideal é colocar primeiro todos quadros no chão e testar as possibilidades. Deve-se buscar o equilíbrio entre as cores e tamanhos de cada elemento e manter um espaço entre um e outro de 10 a 12cm, aproximadamente.

Prateleiras

Um outro artifício são as prateleiras, onde os quadros podem ficar apenas apoiados. Isto dá um toque moderno à decoração, dando liberdade para mudar e compor rapidamente um novo visual ao espaço. O mesmo pode ser feito com quadros grandes, só que ao invés das prateleiras, apoiados no chão.

Pé-direito alto

Por mais alto que seja o pé-direito, os quadros devem começar a ser colocados a partir de uma peça existente. Eles podem ocupar a parede inteira ou podem ficar só na parte de baixo.  A não ser que queira colocar um quadro maior ou vários quadros, aí sim, poderá atingir pontos mais altos do pé-direito. A relação não muda porque ela começa de baixo e não de cima. O quadro não precisa ter uma distância certa do forro e do teto.

Fotos: Sites nasalacommaria, marcosecesarinteriores e livecreatingyourself, Revista Casa Vogue, Revista DCasa, Revista Casa e Jardim e etc.

Casa na Ilha de Capri!!!!

Localizada na Ilha de Capri, uma grande ilha no rio Nerang na Gold Coast da cidade, na Austrália. Intimamente projetado pelo arquiteto para a sua família jovem e ativa, a residência reflete seu estilo de vida dinâmico e amor a natureza. Aparece nos ambientes amplos e arejados, com muita luz natural e ainda por cima, perto do mar. 


Mais um lindo projeto e com muitas fotos, do jeito que vocês gostam!!!


A fachada da frente o destaque para a mistura de materiais, com variações de acabamentos, texturas e formas.

A fachada do fundo é ainda mais bonita! Moderna, com linhas retas, pintura branca e detalhes em madeira, concreto aparente e vidro. A piscina de 25m funciona como um “muro de água”, bloqueando o acesso externo à varanda.
A grande porta de correr em madeira e vidro garante a integração entre a varanda e o interior da casa.


Os espaços foram planejados para atender aos encontros da família. A área de estar possui poucas paredes e ambientes integrados, como o estar, o jantar e a cozinha.
A cozinha é toda branca, com bancada em mármore e o mesmo piso em madeira da sala.

Na sala de jantar, o teto com pé direito duplo ganhou dois pendentes redondos.


102-Amalfi-House-by-Bayden-Goddard-Design-Architects-16
A escada é toda vazada, no mesmo estilo da casa. A estrutura é em concreto aparente, os degraus são revestidos em madeira e o guarda-corpo é de alumínio cromado e vidro.


102-Amalfi-House-by-Bayden-Goddard-Design-Architects-17
O andar superior é separado em duas alas: uma só para as crianças e outra para os quartos.

102-Amalfi-House-by-Bayden-Goddard-Design-Architects-19


102-Amalfi-House-by-Bayden-Goddard-Design-Architects-20


Bayden Goddard Design Architects (BGD Architects) http://www.bgdarchitects.com/

Decorar é preciso!!!!

A dica de hoje é para quem está construindo ou decorando ou ainda pensando em reformar/redecorar a sua casa ou apartamento. É a RueMag, uma revista de decoração online incrível!! Não deixem de conferir!!!

Aqui vai um trechinho que eu amei tirado do site:
"Que cada cor pode ser a sua cor favorita.
Que bom gosto vem em muitas formas: a franja de um tapete, a atração de uma gaveta, as linhas de um sofá, a curva de um sorriso.
Que uma lata de boa expia pintura para uma multidão de pecados.
Que a amizade pode ser forjada através dos continentes em apenas um tipo de texto e um desejo compartilhado para almofadas com estampa de leopardo.
Que uma taça de champanhe rosa realmente fazer uma festa.
Que todos têm o talento ea motivação para projetar sua vida mais bela que tudo só precisa de um empurrãozinho na direção certa.
Que a inspiração está em todo lugar."


Selecionei algumas referências da última edição para vocês. Espiem só: